quinta-feira, 14 de abril de 2016

O que levar na mala?




        Vai viajar? Não sabe como fazer a mala ou ela ficou muito volumosa? Relaxa, isso é muito comum. Nós mulheres  temos por hábito exagerar na hora de fazer a mala kkkk. Na minha primeira viagem, exagerei tanto que quase deu excesso de bagagem, isso que o destino era praia e apenas uma semana de estadia!  A cada nova viagem, fui diminuindo o peso e tamanho da mala, organizando de formas diferentes, acrescentando itens que fizeram falta em algum momento da viagem, até conseguir montar uma mala prática e totalmente útil, de forma que volto pra casa com nenhuma peça sem uso.

        Pensando nisso, resolvi criar esse post para te dar uma ajudinha na hora de montar a sua mala! Aproveite as dicas!





Quais roupas colocar na mala??

Bom, o primeiro passo é pesquisar o destino e coisas básicas que vão te ajudar na escolha das roupas como ficar por dentro do clima, tipo temperatura e previsão de chuvas, como é a vida noturna, se há necessidade de alguma roupa para festas ou sapato de salto, quais os passeios mais indicados do local, se é preciso um tênis para trilha ou uma sapatilha para caminhar nos corais!




Dica hot: Não leve calçados que nunca tenha usado! Ele pode machucar seu pé e te deixar na mão kkkk...



Na minha primeira mala, coloquei as minhas roupas favoritas, e percebi que eram muitas. Mas pensei : " E se eu quiser usar lá, vou me arrepender de não ter levado!" Kkkkkk... Voltei pra casa com mais da metade da mala sem usar!! Na segunda viagem, levei as minhas favoritas, mas diminuí a quantidade de peças. O que aconteceu? As peças não combinavam e acabei tendo que repetir looks, voltando pra casa com boa parte da mala sem uso! Na terceira, me organizei melhor e programei um look para cada dia; usei todas as peças durante a viagem, mas a mala continuava grande. Agora, depois de algumas viagens tendo que compactar a bagagem em função de locar carro, pois há um limite de malas por categoria, aprendi que não é necessário montar looks, e sim escolher peças que combinem entre si, tipo:



  • Se vou ficar uma semana no destino, com clima quente, ou praia, levo uma saia, um short, quatro blusinhas que combinem tanto com a saia quanto com o short e dois vestidos; isso é mais do que necessário para uma semana.  Ah, mas eu não gosto de vestido! Então substitua por um short ou uma saia e mais uma blusinha. Está com medo de esfriar um pouco a noite? Vá vestindo uma calça ou saia longa, peças assim fazem muito volume e como no avião é bem friozinho, já resolve mais esse problema! 



  • Se vou ficar uma semana no destino com clima frio (tipo Gamado), levo três calças, três blusas básicas daquelas mais fininhas, três blusas mais grossas tipo lã ou modal de cores bem neutras, dois casacos mais grossos também de cores neutras e um blazer ou jaqueta de couro, de preferência  preto, pois combina com tudo. A dica nessa mala é levar mantas, lenços, toucas, pois isso vai fazer toda a diferença no look. Se você tiver com a mesma roupa, mas com um lenço diferente, o look já é outro! Para os pés, vá com um calçado fechado e leve no mínimo mais um, de preferência uma bota!        





Quais objetos colocar na mala?

        Em minhas andanças de hotel em hotel fui aprendendo que há itens indispensáveis para viagens. Já na minha primeira viagem senti falta de um  T elétrico (Benjamim), pois haviam poucas tomadas no quarto e eu tinha que carregar os celulares, câmeras e ligar o aparelhinho de mosquito ( esse eu lembrei de levar, diferente doo repelente, pois tive que acordar mais cedo para ir comprar Kkk! )Outra dificuldade que encontrei foi de secar as roupas de banho, pois a maioria dos hotéis não tem um varal ou um espaço para secar as roupas. Não costumo  levar um biquíni para cada dia e como uso com bojo, estes são mais volumosos e demoram para secar. De fato, usar roupas úmidas não é nada agradável e pôr na mala então, nem se fala! Para resolver isso, sempre que o destino é praia, levo um cordão de varal e alguns prendedores de roupas. Durante a noite estendo no quarto com o ar condicionado ligado... as roupas amanhecem sequinhas.  Sou bem prevenida, também costumo levar  uma tesourinha, agulha e linha, pois acidentes acontecem kkkkk...
  

Abaixo vou citar itens muito úteis em viagens:




Mini ferro de passar roupas: Não tem jeito, as minhas roupas sempre chegam amarrotadas, mesmo fazendo os famosos rolinhos (já não faço mais, pois ocupa mais espaço e de qualquer forma a roupa amassa). Esse ferrinho foi minha salvação, pois é bem pequeninho, cabe na palma da mão e é muito útil. Quando faço a reserva do hotel, já pergunto se tem ferro de passar. Caso não tenha, já coloco o meu na mala!! Você vai encontrar esse mini ferro travel na internet, comprei o meu aqui.


Mini secador de cabelo: Sem esse não vivo! Kkkkk... Como nem todos os hotéis dispõe de um, comprei um pequeninho que ocupa bem menos espaço. Claro que demora mais para secar o cabelo, mas dá tranquilo pra ficar mais bonita kkkk! Esse você encontra facilmente, tanto em lojas físicas como online. Comprei o meu aqui.


Capa a prova d'água para celular: Se o meu destino é praia, sempre levo uma capinha. Não que eu coloque o telefone na água, pois não tenho coragem. Levo mesmo para proteger das mãos molhadas e para usar em um passeio de barco. Você vai encontrar nas lojinhas de camelô da sua cidade ou na net. Comprei o meu na beira da praia. Nesse site você também vai encontrar.


Adaptador de tomadas universal: Esse é indispensável em uma viagem para o exterior, pois as tomadas mudam muito de um país para o outro. Já fiquei sem poder recarregar meus eletrônicos, pois as tomadas não eram compatíveis. Foi difícil achar um adaptador na cidade e, quando achei, paguei bem carinho kkkk. A primeira coisa que fiz quando voltei foi comprar um adaptador universal! Você poderá encontrar em casas especializadas em materiais elétricos, ou na net. Comprei o meu aqui.



Saco Bag a vácuo: Ótimo para compactar  suas roupas, pois diminui muito o volume na mala. Uso quando vou locar carro ou levo ele na bagagem para o caso de fazer umas comprinhas ter essa carta na manga para conseguir espaço na mala kkk! O que eu tenho mede 45cm x 65cm. É fácil de usar, você pode sugar o ar com um aspirador de pó, com uma bombinha especifica para ele (compre aqui) ou pressionando a poupa para expulsar o ar. Comprei o meu em uma loja de cama mesa e banho, onde também tinha a bombinha, mas nesse site você também vai encontrar.
                                                                                                                                                                                                   




O que levar na mala de mão?


Há uma grande incidência de extravio de bagagem. Por esse motivo, tudo que for mais importante, leve com você. Eletrônicos não são permitidos despachar, e eu nem o faria, pois o cuidado com o manuseio das malas não é o ponto forte das companhias aéreas.  Na bagagem de mão levo óculos, bijuterias, maquiagem, cabos, carregadores, câmeras fotográficas, remédios, um par de meias, casaquinho ou echarpe para caso sinta frio dentro do avião e uma peça de roupa como prevenção de extravio ou pequenos acidentes. Já rasguei a minha saia na escada rolante do aeroporto e meu marido é campeão em manchar roupas kkkkk! 






Qual  tamanho de mala escolher?


        Mala grande, média ou de bordo?
       Bom, eu adoro viajar só com a mala de bordo, pois economiza muito tempo, já que não precisa encarar a fila para despachar e nem esperar aquele tempão na esteira. Para isso, comprei a maior mala que se encaixasse nas medidas permitidas para bordo, mas só é possível fazer isso em viagens curtas e nacionais, pois para viagens internacionais há muitas restrições sobre o que se pode levar a bordo. Em viagens nacionais é mais tranquilo, o que eles mais trancam são os produtos em aerosol, já que são permitidos apenas seis, sendo que eles consideram muita coisa como tal (até uma base de rosto já consideraram como aerossol).
      A soma das dimensões da mala de bordo (altura, largura e comprimento) não pode ultrapassar 115 cm, incluindo rodas, alças, bolsos externos, etc. As medidas máximas para cada dimensão são de 23 x 40 x 55 cm. Seu peso não deve exceder 5 kg.
      Tive muitas dúvidas na hora de escolher o tamanho das malas, mas agora tenho certeza do que é melhor para mim. Nunca viajo sozinha, vou sempre acompanhada do meu marido. Assim, a primeira opção são as malas de bordo, uma para cada, mas se não comportar tudo, ou for uma viagem para o exterior, opto por uma de bordo e uma média. Caso a viagem para o exterior tenha conexão com duração maior que duas horas, despacho uma mala de bordo e uma média ou duas médias e levo como bagagem de mão uma mochila. O problema é que ficar muito tempo carregando a mala de bordo pode ficar desconfortável  ou até mesmo atrapalhar caso queira sair do aeroporto pra passear.
      Esse foi o caso de Punta Cana, pois fizemos uma escala de doze horas no Panamá e aproveitamos para conhecer os famosos free shopings. Se tivesse com mala de bordo, teria atrapalhado muito. A mochila foi uma ótima ideia, não atrapalhou em nada; ao contrário, ajudou muito, pois meu marido se sujou e usou uma camiseta que coloquei na mochila.
      Tem mais uma coisa que aprendi...  não faço uma mala para cada um. Coloco as roupas meio a meio em cada mala, pois caso uma mala seja extraviada, a outra vai conter roupas para os dois. Faço assim com a mala de bordo e com a mochila também. Por esses motivos, não uso mais a mala grande, pois além de ter que colocar tudo na mesma mala e correr o risco de ficar sem suas coisas na viagem, elas ficam muito pesadas e acabam estragando muito rápido.
      Se você ainda não comprou suas malas, sugiro então que compre de início uma mala média e depois compre a de bordo. Aqueles trios de malas não valem a pena comprar, pois raramente vai usar a mala grande. O conjunto perfeito  para casal seria uma média e duas de bordo!
      Vou sugerir as malas que tenho usado, elas são ótimas de tamanho e muito resistentes, têm as laterais flexíveis e por isso duram mais. Cansei de comprar malas só pensando no preço e estragarem já na primeira viagem. Essa marca não é muito barata, mas vale a pena pelo bom custo x benefício! É uma linha italiana chamada Roncato (existem poucas lojas no Brasil, normalmente dentro dos aeroportos). Eles têm linhas para todos os bolsos, mas mesmo as mais baratas são ótimas! Tenho a de bordo da linha venice, e a média da linha cruize, mas essa tem estado indisponível no site. A pouco tempo lançaram uma linha econômica chamada AIR, acho que é uma boa pedida!
      Comprei a de bordo na loja  do aeroporto Santos Dumont no Rio e a média comprei pelo site deles(clique aqui para ver o site).                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

Dica hot: Existem capas protetoras para malas, que são ótimas e ajudam muito na proteção das mesmas. Não tem nada que estrague mais do que mala e essas capas ajudam bastante a aumentar a vida útil delas. Você vai encontrar em lojas de malas ou na net, esse site vende umas bem boas!

Pronto!! Agora é só fazer as malas e boa viagem!!!




Banner 628x90

Nenhum comentário:

Postar um comentário